O X, de Elon Musk, comunicou no sábado 17 o encerramento de sua representação no Brasil. A decisão foi tomada após Alexandre de Moraes determinar a prisão da advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, até então representante legal, caso a empresa não se manifestasse em 24 horas. Em sua decisão, o ministro alegou descumprimento de decisão judicial referente a novas suspensões de perfis de bolsonaristas. Além da prisão, ele também impôs multa diária de R$ 20 mil e o afastamento da direção da plataforma no Brasil.
Em nota, o X rebateu as alegações e reiterou que não cumprirá ordens secretas de censura, como outras plataformas. Disse também que o STF não tem apreciado os recursos impetrados pela empresa contra essas decisões, que a equipe no Brasil não tem responsabilidade ou controle sobre o que é bloqueado e, por fim, que “Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal”.
“Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossa operação no Brasil, com efeito imediato. O serviço X continua disponível para a população brasileira. Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes. Suas ações são incompatíveis com o governo democrático. O povo do Brasil tem uma escolha a fazer – democracia, ou Alexandre de Moraes.”
Uma resposta
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!