Dentro de um mês, entra em vigor no estado de São Paulo uma nova lei aprovada pelo governador Tarcísio de Freitas, que veta totalmente a utilização de dispositivos móveis, como celulares, nas instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas. A decisão foi anunciada e publicada oficialmente no Diário Oficial desta sexta-feira (6/12).
Na visão da parlamentar Marina Helou e de mais 42 colegas do legislativo, a frequente utilização de aparelhos tecnológicos nas salas de aula está prejudicando a capacidade de foco e o desempenho escolar dos alunos. Adicionalmente, esse hábito impacta negativamente a comunicação entre os jovens. Por isso, a proposta de lei busca estabelecer um ambiente mais favorável à educação.
Quais aparelhos eletrônicos não são permitidos dentro do ambiente escolar?
Está determinado pela legislação que é vedado o emprego de qualquer aparelho que possa ter acesso à rede mundial de computadores, englobando telefones celulares, tablets e smartwatches. Essa restrição é válida durante todo o tempo em que o estudante estiver nas dependências da instituição educacional, abrangendo tanto os momentos de aprendizado quanto os recreativos e complementares.
Quais são os aparelhos que estão abrangidos pela proibição?
Será que está liberado o uso integral dos aparelhos eletrônicos?
Apesar de existir limitações legais, foram determinadas algumas situações especiais em que é permitido utilizar os equipamentos. É viável empregar tais dispositivos em situações de ensino específicas, quando o uso de material digital é crucial para as tarefas acadêmicas. Uma outra exceção se destina aos estudantes com necessidades especiais, os quais precisam de apoio tecnológico para se envolver de forma adequada nas atividades escolares.
Qual será o processo para cuidar dos dispositivos eletrônicos?
Ao decidirem transportar consigo celulares e demais aparelhos, os jovens devem guardá-los com segurança ao longo das aulas. Compete às instâncias educacionais locais em São Paulo, em conjunto com as instituições de ensino particulares, estabelecer medidas para assegurar a correta guarda desses dispositivos. Em situações de perda ou dano aos aparelhos, os estudantes são responsáveis por tais ocorrências.
Para cumprir as novas regras, é necessário que as escolas criem meios de interação bem-sucedidos entre famílias e os estabelecimentos de ensino. O objetivo é suprir a falta de comunicação feita por aparelhos eletrônicos durante as aulas, certificando-se de que os pais e responsáveis se mantenham informados sobre o progresso e o estado emocional dos alunos.
Qual é o Reflexo da Recente Regulamentação?
A chegada dessa legislação pode transformar de modo marcante a rotina das escolas em São Paulo. Seu objetivo principal é colocar o aprendizado em destaque, reduzindo ao máximo as interferências da tecnologia. Essa iniciativa promove discussões inéditas sobre como equilibrar as novidades tecnológicas na educação com os métodos convencionais de ensino. É notável que, apesar de a tecnologia desempenhar um papel fundamental na educação, é essencial que seu emprego seja feito com cuidado e de acordo com o contexto.
Potenciais Benefícios Impactantes:
Possíveis consequências desfavoráveis:
A educação transforma! Eu acredito muito nisso, porque minha trajetória é reflexo disso também. Aqui em São Paulo, estamos olhando com muito cuidado para o ensino, garantindo que a rede estadual entregue a cada aluno as ferramentas que ele precisa para ter sucesso quando colocar… pic.twitter.com/KAYIrb16ia
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) November 30, 2024
A transformação acontece através da educação! É algo em que deposito toda a minha fé, já que minha própria história é prova viva disso. Em terras paulistas, dedicamos especial atenção à área da educação, assegurando que a rede escolar estadual forneça a cada estudante as habilidades necessárias para prosperar em todas as etapas da vida…pic.twitter.com/KAYIrb16ia