Na quinta-feira do dia 23 de janeiro, houve uma invasão no perfil do antigo presidente Jair Bolsonaro na rede social X. A informação foi divulgada por Carlos Bolsonaro, que é o segundo filho do ex-presidente, através daquela mesma plataforma.
De que maneira as finanças do Presidente Bolsonaro foram afetadas?
Um perfil numa plataforma online compartilhou mensagens duvidosas. Em uma publicação, Jair Bolsonaro estava retratado junto com Donald Trump, possivelmente divulgando o surgimento de uma moeda virtual brasileira. Em outro post, mencionava-se que tal moeda eletrônica representava não somente um ativo digital, mas sim uma iniciativa em prol da liberdade, prosperidade e união de todos os cidadãos do Brasil.
Mais um arquivo online compartilhou a informação de que a criptomoeda estava sendo apontada como “a próxima moeda exclusiva do Brasil”, enfatizando conceitos como bem-estar, autonomia e determinação dos brasileiros. O texto inicial foi postado às 23h08 e ficou disponível por cerca de 40 minutos. Os outros textos surgiram aproximadamente às 23h20.
Em face da circunstância, o vereador Carlos Bolsonaro comunicou aos seguidores de seu pai. Ele trouxe à tona o seguinte: “A conta de @jairbolsonaro no Twitter foi alvo de invasão e roubo. Já está em andamento o procedimento para tentativa de recuperação da conta. Assim que for resolvido, se for, avisarei sem demora”.
Mais tarde, Bolsonaro comunicou que a recuperação da conta foi realizada com sucesso.
- Agradecemos à equipe do X no Brasil pela pronta resposta ao nosso chamado.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 24, 2025
- Informamos que a conta foi devidamente recuperada, permitindo-nos retomar nossa rotina diária e interação com todos.
- Reconhecemos a importância de um ambiente pautado pela liberdade de expressão e…
Gostaríamos de expressar nossa gratidão aos colaboradores do grupo X no Brasil pela rápida assistência prestada.– Com satisfatória recuperação da nossa conta, estamos aptos a retornar às atividades normais e a interagir com todos.– Valorizamos muito um espaço caracterizado pela liberdade de se expressar e…
Quais seriam os resultados de ter a sua conta invadida por cibercriminosos?
Quando um perfil em uma mídia social é invadido, as repercussões podem ser variadas e, em várias situações, significativas. A perspectiva de indivíduos maliciosos obterem acesso a informações pessoais facilmente é uma questão primordial. Dados confidenciais têm a chance de ser expostos ou manipulados, colocando em risco a privacidade do usuário. Além disso, existe a possibilidade de propagação de conteúdo inadequado ou enganoso, prejudicando a imagem e, potencialmente, resultando em responsabilidades legais para o dono do perfil.
Sobressaídos entre os prejuízos gerados, encontramos o risco de disseminar informações incorretas. Referente a Bolsonaro, a propagação de uma alegada moeda digital brasileira emergiu como uma iniciativa fantasiosa, contudo poderia gerar confusão entre seguidores e apoiadores, acarretando efeitos econômicos e sociais naqueles que confiassem na autenticidade da divulgação.
De que maneira pode-se garantir a segurança de uma conta em plataformas digitais contra invasões de cibercriminosos?
Frente a esses eventos, é fundamental dar destaque à segurança das redes sociais. Algumas dicas valiosas são:
A eficácia na diminuição das vulnerabilidades de acesso indevido tem sido comprovada através da implementação destas estratégias simples, porém essenciais.
Com o avanço da tecnologia, surgem riscos digitais cada vez mais sofisticados. Sendo assim, é primordial que tanto os usuários comuns quanto as personalidades públicas se mantenham atualizados sobre as melhores estratégias de segurança cibernética. É essencial que os profissionais de TI continuem aprimorando soluções e implementando atualizações que garantam uma defesa sólida contra invasões indesejadas.