É comum encontrar nas residências uma prática recorrente de deixar o carregador do celular conectado à tomada mesmo quando não está em uso. Essa atitude, embora difundida, pode resultar em um aumento desnecessário na despesa de eletricidade. Compreender as razões por trás desse impacto pode favorecer a tomada de decisões mais conscientes, contribuindo assim para a diminuição de gastos.
Há uma crença difundida de que um carregador desplugado não gasta eletricidade, entretanto, a verdade difere disso. Carregadores têm o potencial de consumir energia mesmo sem estar utilizando um dispositivo, o que impacta discretamente na conta de energia ao longo dos meses.
Qual é o mecanismo por trás do consumo em repouso?
Quando um carregador está apenas na tomada sem carregar um telefone, ele continua consumindo energia em standby. Isso significa que mesmo sem estar em uso ativo, o carregador ainda está convertendo energia, o que resulta em um consumo contínuo de eletricidade. De acordo com normas da União Europeia, os modelos de carregadores fabricados antes de 2022 têm uma média de consumo de 0,10 W. Entretanto, os carregadores mais antigos podem apresentar um consumo energético maior, chegando a usar até 4,3 kWh ao longo de um ano.
Organismos como o Inmetro têm a responsabilidade de definir normas de economia de energia, com o objetivo de guiar a produção de equipamentos com maior eficiência. No entanto, é importante ter em mente que os carregadores comprados antes desses padrões podem consumir uma quantidade significativa de energia quando estão em modo de espera.
Quanto se gasta todo ano para manter o carregador ligado?
O valor para manter o carregador sempre plugado ao longo de um ano pode oscilar conforme o tipo e o preço da energia. Mesmo que os custos unitários não sejam excessivamente elevados, a repercussão se torna notável ao multiplicarmos diversos carregadores em um lar ou local de trabalho. Check it out:
Qual é a maneira de reduzir a utilização desnecessária de energia elétrica?
Para evitar gastos desnecessários de energia, é uma boa ideia retirar o plugue do carregador da tomada quando não estiver carregando. Utilizar dispositivos de energia inteligente que desligam automaticamente a corrente elétrica é uma prática aconselhável. Além disso, é interessante optar por carregadores com o selo de eficiência energética, evitando produtos sem certificação ou de performance inferior.
A conservação adequada dos fios e acessórios pode favorecer o uso mais otimizado da energia. Itens com defeito ou em condições ruins costumam ter menor eficiência, mesmo quando desativados.
Qual a razão para optar por carregadores que oferecem alto desempenho?
Escolher carregadores que unam eficácia e proteção é fundamental. Aquisições homologadas podem contribuir não só para a poupança de energia, como também para a segurança, diminuindo perigos de fogo e incidentes em casa. Priorizar excelência desde o começo pode resultar em vantagens a longo prazo.
De maneira sucinta, tomar o costume de desplugar o cabo de energia da tomada pode gerar economias mensais, pois os acúmulos de despesas pequenas têm o potencial de compor uma parcela considerável da fatura de eletricidade.